Tchaikovsky um dos grandes Mestres da Música Clássica



Piotr Ilitch Tchaikovsky nasceu a 7 de maio de 1840 , em Vyatka Guberniya, hoje Votkinsk, Rússia. Desde muito cedo Tchaikovsky interessou-se pela música. 



O seu primeiro contato foi aos cinco anos com um velho órgão mecânico que havia na sua casa, onde aprendeu algumas árias da moda ajudado pela sua mãe.
Em 1848 a família fixa-se em São Petersburgo, onde o compositor teve as primeiras aulas teóricas musicais com diversos professores particulares, entre eles o maestro Filipov.



A família no entanto desejava que fosse advogado pelo que em 1850 foi estudar para a Escola de Direito de São Petersburgo onde estudou até 1859, mostrando-se um aluno muito aplicado. Durante este período, em 1854, morreu a sua mãe o que o marcou profundamente.
Tchaikovsky decide em 1863 dedicar-se inteiramente a carreira musical. Opondo-se totalmente às expectativas da família, abdica da carreira jurídica e matricula-se no Conservatório de São Petersburgo, onde permanece três anos. O pai foi o seu suporte e financiador até os 25 anos.

 

Em 1876, Nikolai Rubinstein apresenta Tchaikovsky à baronesa Nadyezhda von Meck, que se sente profundamente atraída pela sua obra. Inicialmente a baronesa o incumbe em algumas transcrições para violino e piano, mas em seguida converte-se em mecenas de Tchaikovsky, sob a única condição de se comunicarem somente por carta. Essa correspondência durou catorze anos, sem nunca se terem visto. O mecenato resguardou Tchaikovsky de dificuldades financeiras durante esse tempo.

Nadyezhda von Meck

Em 1877 preocupado com os mexericos sobre a sua vida sexual, Tchaikovsky, casa-se com uma aluna do Conservatório de Moscou, Antonina Miliukova. Devido à sua homossexualidade foi um casamento infeliz e de pouca duração, que culminou com uma tentativa de suicido que quase o levou à morte.



Como regente das suas composições, Tchaikovsky conheceu a glória internacional. Nos Estados Unidos o sucesso foi tanto que, em 5 de maio de 1891, foi Tchaikovsky quem inaugurou a que se tornaria uma das salas de concertos mais importantes do mundo: o Carnegie Hall de Nova Iorque.

Tchaikovsky compôs concertos, Óperas, Balés, Sinfonias, Aberturas e outras obras para orquestra; Suites, Música de Câmera, peças para piano e também para corais.

Em junho de 1893, Tchaikovsky recebe o título de Doutor Honoris Causa da Universidade de Cambridge.

Em outubro do mesmo ano a sua saúde agrava-se profundamente. Dia 6 de novembro de 1893 Tchaikovsky morre aos 53 anos, em São Petersburgo.

Fontes : Wikipedia

"A música é celeste, de natureza divina e de tal beleza que encanta a alma e a eleva acima da sua condição." (Aristóteles)

Comentários