Algumas das mais fascinantes Nebulosas




As fotografias de nebulosas sempre me fascinaram pelas suas lindíssimas cores e formas. Hoje vamos divagar pelo universo e conhecer algumas dessas belíssimas nebulosas.

Nebulosa olho gato ou NGC 6543


Crédito imagem : NASA, JPL-C

As nebulosas são nuvens de poeira, hidrogênio e plasma, estando grande parte delas em intensa atividade de formação estelar. Elas são verdadeiros “berçários de estrelas”.

Existem quatro tipos de nebulosas:

Nebulosa de emissão: São nebulosas que brilham em diferentes cores, pois o gás delas emite luz quando estimulado pela radiação de estrelas jovens quentes que emitem fótons altamente energéticos.

Nebulosas de reflexão: refletem a luz de estrelas vizinhas que incide sobre elas.

Nebulosa escura: Presumivelmente a mais famosa nebulosa escura a Nebulosa cabeça de cavalo. Uma nebulosa escura é um grande nuvem molecular as quais se apresentam como regiões pobre em estrelas onde a poeira do meio interestelar parece estar concentradas.

Nebulosa planetária: é um objeto astronômico que é constituido por um invólucro brilhante de gases e plasma, formado por certos tipos de estrelas no período final do seu ciclo de vida.


Nebulosa da Águia ou M16
Nebulosa da Águia (emissão), chamado M 26, está localizado a cerca de 7000 anos luz da Terra, cobrindo cerca de 20 anos-luz. É visível com binóculos na direção da constelação Serpens.




Nebulosa do Cavalo ou Barnard 33

A Nebulosa do Cavalo (oficialmente conhecida como Barnard 33 ou IC434 é uma nebulosa escura na constelação de Orion. A nebulosa está localizado logo abaixo Alnitak (ζ Ori), da estrela mais a leste do cinturão de Orion. A nebulosa, localizada 1.500 anos-luz foi descoberta pela primeira vez em 1888. É facilmente reconhecível pela forma de um cavalo cabeça que lhe deu o nome dele. Faz parte de uma grande nuvem molecular.




Nebulosa Trifid ou M20

Bandas de poeira escura nebulosa parecem dividir em três pedaços, daí o seu nome. A nebulosa M20 é uma grande nuvem de matéria interestelar localizado a uma distância estimada em 5.200 anos-luz em que estrelas formam uma anêmona vermelha muito quente. A Nebulosa Trifid foi descoberto por Guillaume Le Gentil em 1750. A origem do nome comum da M20 é atribuído a John Herschel.


Crédito imagem : NASA, JPL-Caltech, J. Rho (SSC/Caltech)

Nebulosa Helix ou NGC 7293

Nebulosa descoberta no século 18, está localizada a cerca de 650 anos-luz de distância na constelação de Aquário e pertence à classe das nebulosas planetárias. A nebulosa Helix NGC 7293 e visto pelo telescópio espacial Spitzer.


Crédito imagem: NASA, JPL-Caltech, Kate Su (Steward Obs, U. Arizona)


Luz infravermelha gasosos camadas externas é representada em azul e verde. A estrela anã branca é o pequeno ponto branco no centro da fotografia. A cor vermelha no meio do olho representa o final camadas de gás insuflado na morte da estrela. O círculo vermelho brilhante no centro é o brilho de um pó disco em torno da estrela anã branca. Todos os planetas dentro do sistema foram queimadas ou pulverizadas, enquanto o volume da estrela moribunda rosa.


Nebulosa da Lagoa, M8 ou NGC 6523

A bela Nebulosa da Lagoa está localizada a cerca de 5.000 anos luz da Terra na constelação de Sagitário. M8 abrange uma área de mais de três vezes o diâmetro da lua cheia.




Nebulosa Messier 78, ou NGC 2068

A Messier 78 é uma nebulosa de reflexão. A radiação ultravioleta emitida pelas estrelas que a iluminam não é suficientemente intensa para ionizar o gás e fazê-lo brilhar - as partículas de poeira refletem simplesmente a radiação estelar que as atinge. Pode ser facilmente observada com um pequeno telescópio, uma vez que é uma das nebulosas de reflexão mais brilhantes no céu. Situa-se a cerca de 1.600 anos-luz de distância, na constelação de Órion, podendo ser encontrada a nordeste da estrela mais a este do cinturão de Órion.




Nebulosa do Haltere, Messier 27 ou M27

Foi a primeira nebulosa planetária descoberta. Está localizada a cerca de mil e duzentos anos-luz de distância da Terra, na direção da Constelação da Raposa. Foi descoberta em 1764, por Charles Messier.




Tarantula Nebula ou NGC 2070

A Nebulosa Tarantula é a enorme fábrica Estrelas 1000 anos luz de largura. É a maior nebulosa emissão conhecida. Localizado a uma distância de cerca de 170 000 anos luz, ela pode ser visto na constelação de Dorade, no sul do céu. Pertence a uma das galáxias perto da Via Láctea, a Grande Nuvem de Magalhães. A Nebula Tarantula contém mais de meio milhão de vezes a massa do Sol, esta enorme nuvem flamejante anfitriões e algumas das mais conhecidas estrelas massivas. A nebulosa deve seu nome aos seus setores que parecem mais brilhantes asemelhnado-se a pernas de aranha.


Crédito de Imagem: Joseph Brimacombe

Fontes: wikipedia; http://www.astronoo.com/pt/nebulosas.html; http://www.astronomia.web.st/; http://www.inovacaotecnologica.com.br/; http://search.nasa.gov/; outros net



Comentários