Doenças Cardiovasculares – Ataque Cardíaco


Há uns dias atrás um familiar de uma pessoa minha amiga, faleceu de repente de Enfarte do Miocárdio. Tinha apenas 52 anos e isso levou-me a pensar sobre a doença e a pesquisar um pouco sobre o assunto. Fiz uma síntese do que me pareceu mais relevante.

As doenças cardiovasculares afectam o coração e os vasos sanguíneos circundantes e podem assumir muitas formas, tais como hipertensão arterial, doenças coronárias, doenças cardíacas e acidentes vasculares. São uma das principais causas de morte no mundo. Elas ocorrem repentinamente e necessitam de decisões rápidas, por isso nunca é demais falar sobre este tema.

O que é um ataque cardíaco?

Um enfarte do miocárdio (ou ataque cardíaco) ocorre quando a corrente sanguínea das artérias coronárias que irrigam o coração fica bloqueada e parte do coração não recebe oxigénio em quantidade suficiente.

O coração é um músculo e como os outros do corpo, precisa de oxigénio, que é fornecido pelo sangue dos vasos sanguíneos, conhecidos como artérias coronárias. Um coágulo sanguíneo em uma dessas artérias pode bloquear o fluxo de sangue para o músculo cardíaco fazendo com que o coração deixe de funcionar correctamente.

Quais são os sintomas?

- Dor no meio do peito.
- Dor no braço esquerdo ou dor no queixo.
- Falta de ar.
- Suor intenso.
- Náuseas.
- Desfalecimento.


Pode não se sentir nunca uma primeira dor no peito, durante um ataque cardíaco. 60% das pessoas que tiveram um ataque cardíaco enquanto dormiam, já não se levantaram.



Em caso de suspeita de ataque cardíaco, deve:


1. Chamar o 112 ou dirigir-se de imediato a uma urgência hospitalar, porque é nas primeiras horas que ocorrem mais arritmias mortais. A assistência médica atempada é fundamental para, através da administração de anticoagulante, dissolver o trombo (coágulo) que está a entupir a artéria coronária.

2. Tomar uma ou meia aspirina. O ácido acetilsalicílico presente na aspirina vai diminuir a coagulabilidade do sangue e, por conseguinte, pode atrasar a formação do trombo.


Os Ataques cardíacos são possíveis durante descanso ou exercícios, por isso mais vale uma 'falsa emergência' do que não atrever-se a chamar e perder a vida...

Quais são os factores de risco?


A idade e a história familiar encontram-se entre as condições que aumentam o risco de uma pessoa vir a desenvolver doenças no aparelho cardiovascular. Contudo, existe um outro conjunto de factores de risco individuais sobre os quais podemos influir e modificar e que estão, sobretudo, ligados ao estilo e ao modo de vida actual.

• Tabagismo
• Sedentarismo
• Diabetes e obesidade
• Maus hábitos alimentares
• Hipercolesterolemia (valores altos de colestrol)
• Hipertensão Arterial
• Stress excessivo

Como prevenir um ataque cardíaco?

É possível reduzir o risco de doenças cardiovasculares através da adopção de um estilo de vida mais saudável:

- Não fumar
- Se tem diabetes, tentar mantê-los sob controle.
- Consumir álcool com moderação
- Fazer exercícios regularmente, sob orientação médica.
- Usar o sal com moderação.
- Controlar regularmente a pressão arterial, nível de açúcar e gorduras no sangue.
- Comer alimentos pobres em gordura e colestrol.
- Modificar os hábitos, evitando situações de stress

A prevenção deve começar mais cedo para os indivíduos com história familiar de doença cardiovascular precoce ou morte súbita.



"A maior riqueza é a saúde." Ralph Waldo Emerson

Comentários